14.12.11

Shiatsu

"Assim como precisamos de amor para alimentar a nossa alma, precisamos do toque para alimentar o nosso corpo, e o Shiatsu é um dos meios para isso."

Shiatsu - Significado pressão ("atsu") com dedos ("Shi"). É um método terapêutico criado no Japão em 1868, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, onde é utilizado pressões pelo corpo. Essas pressões são feitas, geralmente, pelos polegares e o terapeuta utiliza o peso do próprio corpo sobre o paciente. Os locais onde o terapeuta aplica a pressão são nos canais de energia chamados de meridianos. Os meridianos seriam as linhas ou trilhos por onde passa o fluxo eletromagnético, ou energia Ki. No corpo humano existem vários tipos de meridianos, de acordo com a função que desempenham. Cada meridiano é formado por um número de pontos que transmitem a energia em sentido e ordem sempre constantes. Popularmente, o Shiatsu é considerado apenas uma massagem oriental, mas é mais do que isso: é uma forma de recuperarmos o estado de "ser criança", buscando desbloquear esses canais energéticos favorecendo o fluxo de energia, a energia Ki. Ao equilibrar e normalizar o fluxo de Ki propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de Ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desequilíbrio do Ki. A partir do conhecimento tradicional chinês/anglicano sabe-se que o fluxo de energia no organismo segue percursos definidos por canais, forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias.


O Shiatsu é aplicado em várias situações:


- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);
- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);
- Insônia, Ansiedade;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;
- Equilibrar o sistema nervoso;
-Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
- Melhorar o tônus da pele;
- Reduzir a fadiga (física e mental);
- Aliviar a dor cansada por contratura e má postura
(dores nas costas e articulações);
- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça
Aumentar os níveis de energia;
- Promover a saúde e o bem-estar geral.


Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulação sanguínea.


O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas contra-indicações. Uma contra-indicação do Shiatsu são as mulheres grávidas. Nestas o Shiatsu deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do baço pâncreas, que possui pontos perigosos para elas.
A osteoporose e outras doenças degenerativas, também são contra-indicações do Shiatsu (relativas). Nestes casos o Shiatsu deve ser realizado pressionando com muita cautela ou mesmo não fazer a pressão.
O Câncer também acaba sendo uma contra- indicação do Shiatsu. Para realizar o shiatsu em câncer deve-se avaliar muito bem antes para não promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.


As contra-indicações do Shiatsu absolutas são:
-Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
-Não pressionar sobre varizes.
-Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias.
-Não pressionar em crianças muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebês, escovando na direção do canal, ou então , aplicar outra técnica, como a Shantala ou o Tui-Na infantil.



2 comentários:

  1. BOM DIA JULIA
    MUITO INTERESSANTE O SEU NOVO POST
    VC TRABALHA USANDO TAL TÉCNICA??

    BJS JULIA

    BRUNO

    ResponderExcluir
  2. uma arte milenar a serviço do bem estar. bjuss

    ResponderExcluir